Benefícios

Benefícios do Tomate- Descubra as Principais Vantagens do seu Consumo

O tomate é um dos alimentos preferidos na dieta ocidental, sendo utilizado de inúmeras formas. Além de saboroso e nutritivo, o tomate é ainda rico em licopeno, substância anticancerígena e antioxidante, com efeitos muito positivos para a saúde do organismo humano.

Há ainda um conjunto de substâncias presentes no tomate que oferecem muitos benefícios para a saúde humana.

Confira de seguidas propriedades deste fruto, e ainda, os mais importantes benefícios do tomate.

Propriedades do tomate

O tomate, além de conter vários antioxidantes, possui ainda muitas outras substâncias importantes para a manutenção da saúde do seu corpo.

O tomate tem assim propriedades antioxidantes, devido à sua riqueza em licopeno, betacaroteno, vitaminas A e C, propriedades anti inflamatórias, e é ainda rica em potássio, substância essencial na saúde humana.

Confira de seguida os vários benefícios do consumo de tomate para a sua saúde.

Benefícios do Tomate para a Saúde

Olhos

Estudos recentes mostram que existe uma ligação entre os antioxidantes do tomate e a prevenção da degeneração macular. Sendo o tomate rico em licopeno e vitamina A, é uma forma de reduzir o risco de ocorrência deste problema ocular.

Diabetes

O cromo, mineral existente no tomate, promove a regularização dos níveis de açúcar no sangue em pessoas diabéticas.

Sistema cardiovascular

Os vários antioxidantes encontrados no tomate têm um efeito muito positivo no sistema cardiovascular, já que melhora a circulação, aumenta a quantidade de oxigénio no sangue, e reduz ainda o colesterol.

Prevenção de cancros

Sendo uma fonte rica de fito nutrientes e de antioxidantes, o tomate é bastante útil na prevenção de cancros, especialmente no cancro da próstata. O tomate contém o fito nutriente alfa-tomatina, que está provado que altera o processo de desenvolvimento das células cancerígenas na próstata. Dessa forma, a ingestão de 4 porções de tomate por semana reduz em 40% o risco de cancro na próstata.

Ossos

O licopeno, entre outros antioxidantes, tem uma ação muito importante na manutenção da saúde dos ossos, já que previne o stress oxidativo. Além disso, como o tomate contém também potássio, este é um excelente alimento para prevenir problemas de ossos.

Letícia Correia

Letícia iniciou sua jornada acadêmica com um bacharelado em Ciências Biológicas, seguido por um mestrado em Ecologia. Durante seu doutorado, ela se especializou em fisiologia vegetal, explorando as adaptações das plantas em diferentes ecossistemas brasileiros. Após concluir seu doutorado, Sofia passou a lecionar na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é professora titular no Departamento de Botânica.