Como Plantar Tomate em Casa

O tomate é um fruto, muitas pessoas pensam que é um legume. É bastante popular na culinária fazendo parte dos ingredientes de muitas receitas.

O tomate é um fruto com um sabor peculiar, perfeito para comer cru ou então cozinhado. O tomate é muito fácil de plantar em casa.

Existem diferentes tipos de tomates, eles diferem no formato, cor e tomates. O tomate mais comum tem uma coloração vermelha, mas pode encontrar versão verde, rosa, amarelo e laranja.

Benefícios do Tomate para Nossa Saúde

O tomate para além de saboroso e de realçar o sabor dos alimentos é um fruto com bastantes benefícios para a nossa saúde.

É um alimento rico em licopeno, vitaminas do complexo A e complexo B e minerais como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose.

Ajuda a proteger a visão, a pele e o cabelo.

Combate problemas cardiovasculares.

Ajuda a regular a pressão arterial.

Fortalecer o sistema imunitário.

Previne o câncer de próstata.

Para tirar melhor partido dos seus benefícios o tomate deve ser comido bem maduro, nesta fase os seus nutrientes estão mais concentrados.

Como plantar tomate em Casa

O tomate pode ser encontrado facilmente nos mercados e feiras, mas nem sempre são as melhores opções por possuírem uma grande quantidade de químicos.

Confira como é bem simples e fácil plantar tomates na sua casa. O cultivo de tomates é muito fácil, porque os tomates crescem na maior parte dos solos.

Pode plantar os seus tomates no exterior se tiver algum terreno. Para quem não possui grande espaço a solução é plantar tomates em vasos.

Como plantar tomate em vaso passo a passo

O primeiro passo é escolher o vaso adequado para plantar os seus tomates. Pode usar vasos de barro ou de plástico, mas é importante que seja um vaso bem grande.

Comece por encher o seu vaso. Coloque ¾ do vaso com matéria orgânica, intercale com uma camada de fertilizante natural e finalize com uma camada de terra.

Como Semear Tomate

As sementes devem ser semeadas no início da Primavera, de preferência num local coberto.

Faça um buraco de 2 cm na terra e insira a semente.

Tape bem a semente com terra mas sem pressionar a terra.

Quando os tomateiros atingirem uma altura de cerca de 10cm, deve replantar em vasos individuais. Estes devem ser suficientemente largos para acomodar as raízes do tomateiro.

Clima

O tomateiro cresce melhor com temperaturas entre 20°C e 26°C. Eles não suportam muita humidade, a alta humidade do ar favorece o surgimento de doenças e pragas.

Luminosidade

Os tomateiros são plantas que gostam de calor e necessitam de estar expostos no sol direto algumas horas por dia.

Como Plantar Tomate em Garrafa Pet

Fazer mini hortas em garrafas pet está muito na moda. Também pode plantar o tomate é numa garrafa pet.

Comece por cortar a garrafa ao meio.

Faça diversos furos na garrafa para que a água escoe. É muito importante fazer furos para evitar que a água acumule para não apodrecer as raízes.

Encha metade da garrafa com substrato.

Coloque a muda no centro da garrafa. As raízes do tomate crescem bastante, por isso, tenha atenção às mudas.

Colheita do tomate

O tempo de germinação do tomate varia bastante. Depende muito do tipo de tomate e do local onde o plantar.

Pode começar a colher tomates em 7 ou 8 semanas após o plantio no caso de tomates mais pequenos e de 10 a 16 semanas para tomates de grande porte.

Os tomates devem ser colhidos quando tiverem vermelhos e maduros.

Para proteger o seu tomateiro deve pegar no tomate e rodá-lo até este se soltar do seu ramo.

Imagens do Pinterest.

Enviar Comentário