Jardinagem

Pingo-de-ouro: como cultivar o arbusto certo para o seu jardim

Os arbustos são perfeitos para decorar na decoração do seu jardim. Existem muitas espécies de arbustos, com utilizações e caraterísticas próprias, por isso, deve escolher a melhor opção para si. O pingo-de-ouro é perfeito.

O pingo-de-ouro (Duranta repens aurea) é um arbusto muito popular porque tem um crescimento acelerado, o que facilita para quem procura um arbusto fácil de plantar e de crescimento rápido.

O arbusto pingo-de-ouro pode ser usado de muitas formas no seu jardim e é perfeito para fazer um jardim vivo, para delimitar terrenos dando a privacidade necessário e também pode ser usado para delimitar espaços e caminhos.

Caraterísticas do arbustos pingo-de-ouro

É um arbusto tropical, originário da América Latina. Um arbusto mede de 1 m até 1,5m.

Possui folhas de cor verde-limão, pequenas e delicadas, e quando não são podados podem dar pequenas flores. O comprimento das folhas varia de 3 cm a 5 cm de comprimento.

Devido ao seu fácil crescimento e à sua cor este arbusto é perfeito para usar na decoração de jardins, mas algumas pessoas transforma o pingo-de-ouro em bonsais para usar no interior das suas casas.

Como cultivar pingo de ouro?

Retire uma estaca com cerca de 10 a 15 cm dos ramos de um pingo de ouro adulto e saudável.

Deixe o caule secar totalmente.

Coloque a estaca dentro de um copo de água, deve esperar até que as raízes comecem a brotar.

Comece a preparar o recipiente onde vai plantar as mudas. Deve ter um bom escoamento de água e ter um solo adubado. Plante as estacas de pingo de ouro.

Regue bem a muda e cubra com um plástico filme.

Coloque as mudas num local à sombra durante cerca de duas semanas. Depois já pode plantar o arbusto no local definitivo.

Este local deve ter uma boa exposição solar e também deve ser de fácil acesso porque apesar de bonito o arbusto pingo de ouro requer alguma manutenção.

Dicas de como cuidar do pingo de ouro

Rega

A rega deve ser regular, especialmente, na época muito seca deve aumentar a regularidade da rega porque o solo precisa de estar sempre húmido.

Exposição ao sol

O pingo de ouro é uma planta que precisa de muito sol, pelo menos 6 horas de exposição direta ao sol. Quando plantado a meia-sombra, as folhas ficam menos douradas e mais esverdeadas.

Deve fazer a adubação pelo menos três vezes por ano, preferencialmente sempre no início da primavera, do verão e do outono.

Podas do pingo de ouro

O pingo-de-ouro é uma planta que exige podas frequentes devido ao seu crescimento acelerado, esta que é uma das principais vantagens deste arbusto também é aquele que requer mais cuidados.

A poda é importante para manter a forma do arbusto e também porque se não for podado o pingo-de-ouro perde tonalidade vibrante de suas folhas e produzir flores. Apesar de tudo as flores do arbusto são muito bonitas.

Uma opção simples que vai dar um toque lindo ao seu jardim, a solução para dar uma toque de verde e dourado ao seu jardim.

Letícia Correia

Letícia iniciou sua jornada acadêmica com um bacharelado em Ciências Biológicas, seguido por um mestrado em Ecologia. Durante seu doutorado, ela se especializou em fisiologia vegetal, explorando as adaptações das plantas em diferentes ecossistemas brasileiros. Após concluir seu doutorado, Sofia passou a lecionar na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é professora titular no Departamento de Botânica.