Pingo-de-ouro: como cultivar o arbusto certo para o seu jardim
Os arbustos são perfeitos para decorar na decoração do seu jardim. Existem muitas espécies de arbustos, com utilizações e caraterísticas próprias, por isso, deve escolher a melhor opção para si. O pingo-de-ouro é perfeito.
O pingo-de-ouro (Duranta repens aurea) é um arbusto muito popular porque tem um crescimento acelerado, o que facilita para quem procura um arbusto fácil de plantar e de crescimento rápido.
O arbusto pingo-de-ouro pode ser usado de muitas formas no seu jardim e é perfeito para fazer um jardim vivo, para delimitar terrenos dando a privacidade necessário e também pode ser usado para delimitar espaços e caminhos.
Caraterísticas do arbustos pingo-de-ouro
É um arbusto tropical, originário da América Latina. Um arbusto mede de 1 m até 1,5m.
Possui folhas de cor verde-limão, pequenas e delicadas, e quando não são podados podem dar pequenas flores. O comprimento das folhas varia de 3 cm a 5 cm de comprimento.
Devido ao seu fácil crescimento e à sua cor este arbusto é perfeito para usar na decoração de jardins, mas algumas pessoas transforma o pingo-de-ouro em bonsais para usar no interior das suas casas.
Como cultivar pingo de ouro?
Retire uma estaca com cerca de 10 a 15 cm dos ramos de um pingo de ouro adulto e saudável.
Deixe o caule secar totalmente.
Coloque a estaca dentro de um copo de água, deve esperar até que as raízes comecem a brotar.
Comece a preparar o recipiente onde vai plantar as mudas. Deve ter um bom escoamento de água e ter um solo adubado. Plante as estacas de pingo de ouro.
Regue bem a muda e cubra com um plástico filme.
Coloque as mudas num local à sombra durante cerca de duas semanas. Depois já pode plantar o arbusto no local definitivo.
Este local deve ter uma boa exposição solar e também deve ser de fácil acesso porque apesar de bonito o arbusto pingo de ouro requer alguma manutenção.
Dicas de como cuidar do pingo de ouro
Rega
A rega deve ser regular, especialmente, na época muito seca deve aumentar a regularidade da rega porque o solo precisa de estar sempre húmido.
Exposição ao sol
O pingo de ouro é uma planta que precisa de muito sol, pelo menos 6 horas de exposição direta ao sol. Quando plantado a meia-sombra, as folhas ficam menos douradas e mais esverdeadas.
Deve fazer a adubação pelo menos três vezes por ano, preferencialmente sempre no início da primavera, do verão e do outono.
Podas do pingo de ouro
O pingo-de-ouro é uma planta que exige podas frequentes devido ao seu crescimento acelerado, esta que é uma das principais vantagens deste arbusto também é aquele que requer mais cuidados.
A poda é importante para manter a forma do arbusto e também porque se não for podado o pingo-de-ouro perde tonalidade vibrante de suas folhas e produzir flores. Apesar de tudo as flores do arbusto são muito bonitas.
Uma opção simples que vai dar um toque lindo ao seu jardim, a solução para dar uma toque de verde e dourado ao seu jardim.