Jardins Planejados- 20 Inspirações

Pequeno ou grande, a verdade é que um jardim bonito e bem tratado valoriza muito uma casa. Um jardim planejado é uma forma de aproveitar da melhor forma o espaço exterior da sua casa.

O Jardim é um espaço perfeito para passar um tempo de qualidade com a natureza. Nem sempre é fácil compor e decorar um jardim de forma harmoniosa.

Os jardins que vimos na internet e nas revistas são lindos e perfeitos, mas na prática implica um bom planeamento do espaço.

Jardins Planejados

Um jardim planejado funciona como a decoração planejada de uma casa. O projeto é feito de acordo com o espaço que dispõe e também com as necessidades e gostos das pessoas.

Tudo é pensado de forma a garantir a beleza do espaço. A par da beleza as plantas e outros itens são planadas e colocadas de forma a tirar melhor partido da luz e da sombra.

O jardim planejado funciona para jardins pequenos e para jardins grandes, todos os espaços são aproveitados da melhor forma.

Hoje trouxemos vários projetos de jardins planejados para se inspirar na hora de montar o seu jardim.

Como Montar um Jardim Planejado

Os jardins planejados valorizam qualquer espaço e ajudam a deixar o local mais aconchegante e bonito.

O primeiro ponto e o mais importante é medir bem o espaço disponível. O tamanho do jardim disponível é muito importante. O esquema vai ser defino pelo espaço que tem para trabalhar.

Não pense que um jardim pequeno não pode ser planejado e ficar um jardim de sonho, há muitas opções para jardins pequenos.

Depois de conhecer bem o tamanho do jardim está na hora de escolher as plantas e flores. Deve evitar escolher uma grande variedade de plantas e flores para jardim, o equilíbrio é muito importante e muita variedade pode tornar o seu jardim confuso.

As plantas devem ser escolhidas e plantadas de acordo com as suas necessidades, tendo em consideração o seu crescimento e necessidade de sol.

Se gosta de jardinagem e tem disponibilidade pode optar por plantas de flores mais exigentes. Se dispõe de pouco tempo para tratar do jardim deve optar por espécies de baixa manutenção.

Para além das flores e plantas é importante apostar num espaço de lazer. Um espaço onde pode relaxar, conviver com os amigos, apanhar um pouco de sol.

Aposte em sofás, pergolados, cadeiras, mobiliário reciclado.

Se tem pouco tempo pode optar por colocar elementos em pedra ou madeira.

Há muitas opções e estilos de decoração para montar o seu jardim planejado. Inspire-se nas nossas sugestões.

Jardins Planejados- Inspirações

Confira abaixo 25 ideias de jardins planejados. Se tem alguns conhecimentos de jardinagem este projeto pode ser bem simples, se não tem conhecimentos o ideal é consultar uma empresa especialista.

Felizmente existem algumas empresas que fazem apenas o plano e planeamento e depois pode ser você a montar.

O mais importante é que se sinta feliz e relaxado no seu jardim. O jardim é um espaço de lazer e de convívio com a família e os amigos.

Imagens retiradas do Pinterest.

 

Confira !

  • Benefícios

Como utilizar o endro no seu dia-a-dia

O endro é uma erva aromática, também conhecido por aneto ou dill. É uma erva muito apreciada nos países nórdicos…

2 meses ago
  • Plantas

Como plantar suculenta rosário ou colar de pérolas

As suculentas são das plantas mais bonitas e diferentes da Natureza, elas são uma nova verdadeira paixão. São plantas fáceis…

2 meses ago
  • Benefícios

4+ Benefícios do Chá de Lima para a Saúde

Os chás são bebidas poderosas e que são consumidas há milhares de anos por diferentes culturas para socializar, passar algum…

4 meses ago
  • Benefícios

Benefícios do Agrião para a nossa saúde

O agrião que tem como nome científico Rorippa nasturtium-aquaticum, é uma planta crucífera da família brassicaceae. Essa planta nativa da…

6 meses ago