Benefícios

Couve-flor- Principais benefícios e uma receita que vai amar

A couve-flor é um alimento rico em fibra, vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Apesar de todos os benefícios que o seu consumo traz para a nossa saúde são poucas as pessoas que o incluem na sua alimentação.

A couve-flor pode ser consumida crua ou cozinhada, misturada com arroz, massa ou na sopa, e até é possível fazer doces com este alimento.

Uma vez que tem poucas calorias, cerca de 25 calorias em cada 100 gramas é o alimento indicado para qualquer dieta, a par disto, não tem gorduras saturadas e é pobre em sal.

Veja também: Benefícios do Agrião para a nossa saúde

Benefícios da couve-flor

Previne o aparecimento de tumores

Combate a anemia

Antioxidante

Melhora a coagulação sanguínea

Ajuda a aumentar a acumulação de cálcio nos ossos

Combate a osteoporose

Para além de todos estes benefícios a couve-flor é uma excelente ajuda para quem sofre de problemas de digestão. Prepare um sumo de couve-flor para combater gastrites e ulceras, ponha a couve crua no liquidificador e beba em seguida, deve beber 3 a 4 copos por dia.

Frango Couve-Flor ao Forno

Ingredientes

500 g de peito/filé de frango

1 chávena de farinha de rosca

2 ovos batidos

1 limão

1 couve flor cozida

1 caldo de galinha

1 chávena (chá) de leite morno

1 cebola picada

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 ovos batidos

Sal, pimenta e orégão a gosto

Preparação

Tempere os peitos/filés de frango com limão, sal e pimenta, reserve-os.

Bata ligeiramente 2 ovos.

Passe o frango na farinha de trigo, em seguida nos ovos batidos e depois na farinha de rosca.

Frite-os em óleo bem quente.

Coloque o frango num recipiente para ir ao forno.

Coza a couve-flor.

Junte o caldo de galinha, o leite morno, a farinha de trigo, os ovos, o orégão e o sal. Misture bem e deite esta mistura por cima da couve-flor.

Deite por cima do frango.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio, pré-aquecido, cerca de 15 minutos. Retire o papel de alumínio nos últimos 5 minutos, se gostar pode deitar queijo por cima.

Letícia Correia

Letícia iniciou sua jornada acadêmica com um bacharelado em Ciências Biológicas, seguido por um mestrado em Ecologia. Durante seu doutorado, ela se especializou em fisiologia vegetal, explorando as adaptações das plantas em diferentes ecossistemas brasileiros. Após concluir seu doutorado, Sofia passou a lecionar na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é professora titular no Departamento de Botânica.