Tudo o precisa Saber sobre as Suculentas

As suculentas são um verdadeiro sucesso. A sua diversidade cativou muitas pessoas que as adotaram para decorar a suas casas e os seus jardins. Mas o que são as suculentas, hoje vamos esclarecer alguns pontos.

As suculentas são plantas, existem mais de 22 mil espécies de suculentas catalogadas em todo o mundo.

Uma das principais caraterísticas das suculentas é ser uma planta com raiz, talo ou folhas que engrossam permitindo o armazenamento de água em quantidades maiores. Esta capacidade faz que sejam plantas de pouca manutenção.

Como Lidar com as Suculentas

Na realidade as suculentas apesar do seu aspeto frágil são plantas bastante resistentes e se reproduzem facilmente, mais em baixo vamos explicar como plantar suculentas.

As suculentas podem ser plantadas de diferentes formas e em diferentes tipos de recipientes. Podem ser plantadas sozinhas ou combinadas com outras da mesma espécie. Depende muito do gosto pessoal de cada um.

Apesar de resistentes elas requerem alguns cuidados essenciais para se manterem fortes e bonitas e para se reproduzirem mais facilmente. Confira alguns cuidados com as suculentas.

Como cuidar de suculentas

As suculentas são plantas que podem ser plantadas no interior e no exterior de casa. Como se produzem com bastante facilidade é importante ter o cuidado de ver se não preciso mudar de local ou de retirar algumas folhas.

A suculenta deve estar num espaço com bastante luminosidade. É uma planta que procura a luz e se não receber luz cresce à sua procura. É normal ver suculentas a crescer na vertical, nestes casos deve modificar a sua localização.

Outro “ sintoma” que pode notar é a perda de um pouco da cor, neste caso coloque ela em um local mais iluminado.

Para ter suculentas bonitas e saudáveis é importante ter alguns cuidados na hora de as plantar, a terra deve ser um preparado de substrato e areia na proporção de 1 para 1. Por cada copo de substrato deve colocar um copo de areia. A areia vai ajudar a manter a mistura mais seca e solta.

Como e quando regar as suculentas

Assim como os catos, as suculentas não necessitam de muita água para sobrevier. Não precisa de regar todos os dias.

As suculentas acumulam a água no seu interior. A quantidade de vezes que rega varia muito de espécie para espécie. Maioria das espécies apenas precisa ser regada com pouca frequência.

Nos meses de inverno recomenda-se regar a planta a cada quinze dias, no verão recomenda-se regar a planta uma vez por semana.

Deve ter o cuidado de ver se o vaso tem escoamento, ou seja, furos para não acumular demasiada água no fundo.

O excesso de água e humidade pode levar as raízes e as folhas a apodrecer.

Deve regar deitando a água apenas na terra.

Como reproduzir suculentas em casa

A reprodução das suculentas é um processo bastante fácil e simples.

Para reproduzir suculentas deve colocar as folhas sobre a terra, apenas pousar sem enterrar. Depois ocorre magia, com o tempo as folhas vão reproduzir-se. É um processo demorado mas bonito.

Há muita procura de suculentas e devido à sua facilidade de crescimento e de manutenção pode ser uma forma de ganhar dinheiro a vender suculentas.

Ideias Criativas para Plantar Suculentas

Para além de colocar as suas suculentas em vasos pode usar a sua imaginação de plantar em recipientes diferentes. Veja algumas ideias diferentes e originais que separamos para si.

Imagens do Pinterest.

Confira !

  • Benefícios

Benefícios da Beterraba- O Alimento para Limpar o Organismo

Para ter saúde e uma vida mais longa é fundamental se alimentar bem, incluindo na dieta os vegetais como a…

2 meses ago
  • Flores

Dicas para fazer suas flores durarem mais

As flores alegram os jardins e as casas, elas deixam os espaços mais aconchegante e delicados. O problema das flores…

2 meses ago
  • Flores

Suculentas que dão flores- A Natureza na sua Perfeição

As suculentas estão no topo de preferências no que toca a plantas. Estas plantas podem ser encontradas com diferentes formatos,…

2 meses ago
  • Benefícios

Principais Benefícios da Cebola para a Nossa Saúde

A cebola está presente em nosso dia a dia ao longo de toda a nossa vida e isso nos dá…

2 meses ago