Como Regar as Orquídeas

As orquídeas são uma verdadeira paixão. São plantas lindas e delicadas que requerem alguns cuidados específicos. Hoje mostramos a forma correta de regar as orquídeas.

As orquídeas são todas as plantas a família Orchidaceae. Existe uma grande variedade de modelos das mais variadas formas, cores e tamanhos.

As orquídeas são plantas que pode ter no interior e no exterior de casa, no entanto, é necessário algum conhecimento para manter as suas orquídeas bonitas e saudáveis.

Dicas para Regar Orquídeas

A forma de regar uma orquídea depende muito do tipo de orquídea. Normalmente as orquídeas trazem as instruções para uma rega correta, se não tiver a melhor forma de salvar a sua orquídea é pesquisar na internet ou perguntar numa loja da especialidade.

A quantidade de água que a planta precisa vai depender de alguns fatores como o tipo de vaso e a estação do ano. A orquídea passa por um período de hibernação e é preciso respeitar as suas particularidades.

Quando a orquídea estiver a florescer, ou seja, quendo tiver a brotar ou liberar novas folhas e raízes, a orquídea vai precisar de mais água.

Na fase em que a planta está entre florações, vai necessitar de menos água.

O mesmo acontece com as estações do ano.

No verão e tempo mais quente e seco vai precisar regar em maior quantidade e com maior frequência.

No inverno ou no tempo mais frio a planta precisa de menos água.

Um truque para perceber as necessidades da sua orquídea é tocar nas raízes e no substrato com a ponta do dedo. Se este estiver húmido não precisa regar, se estiver seca precisa de colocar água.

Se ficar com dúvidas entre regar ou não, não regue, o excesso de água pode ditar a morte da sua planta, menos é melhor que mais. Nenhuma variedade precisa ser regada todos os dias.

Assista ao vídeo e veja alguns cuidados essenciais na hora de regar as suas orquídeas.

Cuidados na Hora de Regar a sua Orquídea

Antes não ser que o vaso tenha furos pelos quais a água de se preocupar com a quantidade de água necessária e se precisa de regar a sua orquídea, o primeiro passo para garantir que ela se mantém saudável é o vaso onde a coloca.

O vaso da orquídea deve ter furos no fundo para não acumular demasiada água. Certifique-se que existem furos para escoar a água. Se o seu vaso não tiver furos o mais certo é as raízes apodrecerem.

Procure vasos especiais feitos para plantar orquídeas com furos de drenagem extra nas laterais.

De modo nenhum coloque um pratinho em baixo, a água acumulada no prato pode afogar a orquídea.

A terra normal do vaso também deve ser substituída por um subtrato próprio para este tipo de plantas.

Qual a hora certa para Plantar as orquídeas

O ideal é regar a sua orquídea logo pela manhã, para a planta ter bastante tempo para absorver a água.

Evite regar à noite, principalmente se você molhar as folhas durante a rega. As folhas das orquídeas são sensíveis enão toleram muita água. Na dúvida seque as folhas com uma folha de papel toalha.

Não deixe água acumular nas folhas.

Imagens do Pinterest.

 

Confira !

  • Benefícios

Como utilizar o endro no seu dia-a-dia

O endro é uma erva aromática, também conhecido por aneto ou dill. É uma erva muito apreciada nos países nórdicos…

2 meses ago
  • Plantas

Como plantar suculenta rosário ou colar de pérolas

As suculentas são das plantas mais bonitas e diferentes da Natureza, elas são uma nova verdadeira paixão. São plantas fáceis…

2 meses ago
  • Benefícios

4+ Benefícios do Chá de Lima para a Saúde

Os chás são bebidas poderosas e que são consumidas há milhares de anos por diferentes culturas para socializar, passar algum…

4 meses ago
  • Benefícios

Benefícios do Agrião para a nossa saúde

O agrião que tem como nome científico Rorippa nasturtium-aquaticum, é uma planta crucífera da família brassicaceae. Essa planta nativa da…

6 meses ago