Como plantar orégão- Dicas e Passo a Passo

O orégão, orégano ou ourego é uma erva aromática, muito utilizada na cozinha e em alguns medicamentos. O orégão pode ser usado de diferentes formas, pode consumir as folhas frescas ou secas.

Para além de conferir muito sabor aos alimentos, o oregão traz muitos benefícios para a nossa saúde.

Aprenda aqui como plantar orégão em casa. É bastante simples e pode ter esta erva aromática sempre pronta para temperar a sua comida.

Benefícios do Orégão para a nossa saúde

O orégão ou orégano é uma fonte ricade vitaminas como as do tipo A, C e do complexo B, é também rico em ômega-3 e minerais como zinco, magnésio, cálcio e potássio.

É antioxidante.

Combate as bactérias presentes nos alimentos.

Alivia os sintomas da asma.

Reduz o risco de câncer de cólon.

Combate o envelhecimento precoce.

Fortalece o sistema imunológico.

Diminui as cólicas menstruais.

Ajuda a digestão de gorduras.

Reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

Como Plantar Orégão

O orégão é uma erva bastante versátil, ela pode ser usada em molhos, massas, carnes e saladas.

Plantio

O plantio do orégão pode ser feito de duas maneiras diferentes:

Muda

É a forma mais simples e mais fácil de plantar orégão em casa. Pode comprar mudas ou então cortar ramos de uma planta. Pegue em alguns raminhos, coloque dentro de um copo com água e faça o plantio quando nascerem as raízes.

Sementes

Se optar por semear as sementes, coloque-as na terra num local protegidas do sol e da luz. Mantenha a terra húmida até atingirem o tamanho certo. Este processo demora cerca de duas a três semanas.

Solo

O orégano é bastante simples de plantar, basicamente o processo é muito semelhante à maioria das ervas. O solo deve ser bem drenado e de preferência fértil, apesar de tudo a planta resiste bem em outros tipos de solo.

Se optar por fazer o plantio dentro de um vaso, coloque uma camada de argila, outra de areia Por cima coloque uma mistura que funciona muito bem em quase todas as plantas: 50% de terra fertilizada, 40% de húmus de minhoca e 10% de areia.

Deve ter em consideração que estas plantas crescem entre 20 cm a 80 cm, por isso, deve garantir que tem espaço suficiente para o seu crescimento.

Rega

Para ter orégãos frescos deve ter algum cuidado na humidade da água. É importante que a terra se mantenha húmida, nem totalmente seca, nem encharcada de água.

Luminosidade

A planta deve ser colocada num local onde predomine a luz solar. Ela precisa de bastante luminosidade ao longo do dia.

A luz solar intensifica o sabor das folhas, quanto mais sol a planta receber mais saboroso fica o sabor.

Quando colher o orégão

A planta demora cerca de 2 a 3 meses a atingir o ponto certo para ser colhida. Nesta altura a planta já deve medir cerca de 20 cm. Quando atingir esta altura já pode retirar os galhos maiores.

As folhas têm o melhor sabor, quando colhidas na época que começam a surgir as flores.

Coloque a secar e quando as folhas estiverem bem secas esmague ligeiramente com os dedos e reserve dentro de um pote de vidro bem fechado.

Confira !

  • Benefícios

Benefícios do Tomate- Descubra as Principais Vantagens do seu Consumo

O tomate é um dos alimentos preferidos na dieta ocidental, sendo utilizado de inúmeras formas. Além de saboroso e nutritivo,…

1 semana ago
  • Plantas Medicinais

Plantas Medicinais- Aprenda a Usar as Plantas da Melhor Maneira

As plantas medicinais compradas nas ervanárias, mercados biológicos ou cultivadas na nossa "horta", previnem algumas doenças, aromatizam o ambiente e…

2 semanas ago
  • Plantas

Como Plantar Batata-Doce

A batata-doce, também conhecida como batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, é um tubérculo originário da América Central. Este tubérculo é…

4 semanas ago
  • Benefícios

Benefícios do Açafrão para a Saúde

O açafrão é uma das especiarias mais conhecidas em todo o mundo, sendo conhecido pela sua cor dourada, pelo seu…

1 mês ago