Como Plantar e Cuidar de Girassol

O girassol tem como principal caraterística girar para procurar a luz do sol. Esta característica deu origem ao seu nome. Hoje vai aprender como plantar e cuidar do girassol.

O girassol simboliza a luz do sol e a alegria. Esta planta é perfeita para colocar no seu jardim e também para decorar a sua casa.

O girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae, gênero Heliantheae.

Usos do girassol

O girassol pode ser usado para diversas finalidades.

As sementes são muito nutritivas e são usadas na produção de óleo de cozinha, biodiesel, alimentação de pássaros e também como petisco.

O girassol também é usado na indústria de produtos de higiene e de cosméticos. Ele faz parte da constituição de alguns hidratantes e e sabonetes. Ele também é usado na produção de esmalte de unhas.

Como plantar girassol

Cuidados com o girassol:

O girassol é uma flor linda, mas é bastante grande, em média, chega a medir 3 metro, então é uma planta que precisa de bastante espaço para crescer.

É uma planta anual e produz flores apenas no verão.

É uma planta bastante fácil de plantar que não requer muitos cuidados, só precisa de garantir que ela tem bastante exposição solar. Ele precisa receber pelo menos 8 horas de luz direta por dia.

O local onde vai plantar deve ser um local afastado de muros, árvores e outras plantas. Ela cresce demasiado e precisa de bastante espaço. Para além disso o óleo que a planta solta pode prejudicar outras plantações.

Como Plantar Girassol Passo a Passo

Separe a sementes do girassol. Pode encontrar as sementes facilmente em alguma loja de agricultura.

Prepare o sol, deve ser um solo com boa drenagem.

Cave um buraco e misture adubo.

Plante cada semente com 2,5cm de profundidade;

As sementes devem ser colocadas com um espaço mínimo de 15cm entre elas.

Rega do girassol

Não precisa de usar muita água para manter o seu girassol. Antes de germinar deve garantir que a terra está húmida. Com cuidado para não encharcar. Regue nas horas mais frescas (início ou final do dia).

O girassol deve florir dentro de 60 dias após o plantio.

Depois de germinar deve regar 1 vez por semana. Os brotos são muito sensíveis e frágeis, não deite a água diretamente nos brotos, regue com cuidado.

Cuidados com o girassol

Por ser uma planta que cresce bastante pode ser necessário apoiá-la com estacas para que a planta possa sustentar o peso da flor.

Depois de florescer a planta murcha. Quando o girassol começa a mudar de cor pode retirar as sementes para depois plantar. Guarde até chegar a hora de voltar a semear.

A flor de girassol costuma durar cerca de 30 dias aproximadamente.

Ideias para Usar o Girassol na Decoração

O girassol é flor preferida de muitas pessoas. Elas podem ser usadas para decorar a sua casa e também para compor ramos de noiva. Veja algumas ideias para usar esta planta na sua vida. Inspire-se. Ela pode dar cor às ocasiões especiais.

Todas as imagens são do Pinterest.

 

Confira !

  • Benefícios

Como utilizar o endro no seu dia-a-dia

O endro é uma erva aromática, também conhecido por aneto ou dill. É uma erva muito apreciada nos países nórdicos…

2 meses ago
  • Plantas

Como plantar suculenta rosário ou colar de pérolas

As suculentas são das plantas mais bonitas e diferentes da Natureza, elas são uma nova verdadeira paixão. São plantas fáceis…

2 meses ago
  • Benefícios

4+ Benefícios do Chá de Lima para a Saúde

Os chás são bebidas poderosas e que são consumidas há milhares de anos por diferentes culturas para socializar, passar algum…

4 meses ago
  • Benefícios

Benefícios do Agrião para a nossa saúde

O agrião que tem como nome científico Rorippa nasturtium-aquaticum, é uma planta crucífera da família brassicaceae. Essa planta nativa da…

6 meses ago